terça-feira, 16 de junho de 2009

Relatividade, Corrente Convencional, Princípio da Incerteza... O que são? O que leva alguém a pensar nisso?

Boom.. respondendo as perguntas particularmente.. juro q tb num sei! ¬¬

hauahauaahauahauahauaahauahauahauahua

Maaas.. tem louco pra tudo neeeah...

E graças a esses felizees... Depois que eles inventam e espalham que inventaram essas coisas.. sobra tudo pra nós.. estudantes.. (os Cristos da história.. hauahauahauaahua) pesquisar e estudar sobre.. hauahauahauaahuaahuaahuahaua

Booom... falando sério agora.. (Mas eh realmente oq eu acho.. para pra pensar.. Pitágoras.. Isaac Newton, Einstein.. pelo amooor de Deus... eles deviam ter minhoca na cabeça e muita falta do que fazer.. num eh possíííííveeel.. hauahauahauahaua)

Começando a falar sobre Relatividade...
É a idéia mais brilhante de todos os tempos - e certamente também uma das menos compreendidas. Em 1905, o genial físico alemão Albert Einstein afirmou que tempo e espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados. Parece complicado? Bem, a idéia é sofisticada, mas, ao contrário do que se pensa, a relatividade não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. A principal sacada é enxergar o tempo como uma espécie de lugar onde a gente caminha. Mesmo que agora você esteja parado lendo a Mundo Estranho, você está se movendo - pelo menos, na dimensão do tempo. Afinal, os segundos estão passando, e isso significa que você se desloca pelo tempo como se estivesse em um trem que corre para o futuro em um ritmo constante. Até aí, nenhuma novidade bombástica. Mas Einstein também descobriu algo surreal ao constatar que esse "trem do tempo" pode ser acelerado ou freado. Ou seja, o tempo pode passar mais rápido para uns e mais devagar para outros. Quando um corpo está em movimento, o tempo passa mais lentamente para ele.
Se você estiver andando, por exemplo, as horas vão ser mais vagarosas para você do que para alguém que esteja parado. Mas, como as velocidades que vivenciamos no dia-a-dia são muito pequenas, a diferença na passagem do tempo é ínfima. Entretanto, se fosse possível passar um ano dentro de uma espaçonave que se desloca a 1,07 bilhão de km/h e depois retornar para a Terra, as pessoas que ficaram por aqui estariam dez anos mais velhas! Como elas estavam praticamente paradas em relação ao movimento da nave, o tempo passou dez vezes mais rápido para elas - mas isso do seu ponto de vista. Para os outros terráqueos, foi você quem teve a experiência de sentir o tempo passar mais devagar. Dessa forma, o tempo deixa de ser um valor universal e passa a ser relativo ao ponto de vista de cada um - daí vem o nome "Relatividade". Ainda de acordo com os estudos de Einstein, o tempo vai passando cada vez mais devagar até que se atinja a velocidade da luz, de 1,08 bilhão de km/h, o valor máximo possível no Universo.
A essa velocidade, ocorre o mais espantoso: o tempo simplesmente deixa de passar! É como se a velocidade do espaço (aquela do velocímetro da nave) retirasse tudo o que fosse possível da velocidade do tempo. No outro extremo, para quem está parado, a velocidade está toda concentrada na dimensão do tempo. "Einstein postulou isso baseado em experiências de outros físicos e trabalhou com as maravilhosas conseqüências desse fato", diz o físico Brian Greene, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, autor do livro O Universo Elegante, um best seller que explica em linguagem simples as idéias do físico alemão. Mas as descobertas da Relatividade não param por aí. Ainda em 1905, Einstein concluiu que matéria e energia estavam tão entrelaçadas quanto espaço e tempo. Daí surgiu a célebre equação E = mc2 (energia = massa x a velocidade da luz ao quadrado), que revela que uma migalha de matéria pode gerar uma quantidade absurda de energia.
Por fim, em 1916, Einstein examinou a influência do espaço e do tempo na atração entre os corpos e redefiniu a gravidade - até então, a inquestionável física clássica de Isaac Newton (1642-1727) considerava apenas a ação da massa dos corpos. Sua Teoria da Relatividade, definida em uma frase dele mesmo, nos deixou mais próximos de "entender a mente de Deus".



Corrente Convencional...

Corrente convencional era definida, no início da história da ciência da eletricidade, como sendo o fluxo de cargas positivas. Em condutores metálicos, como fios, as cargas positivas são imóveis, e portanto, apenas as cargas negativas fluem, em sentido contrário à corrente convencional, mas isto não é o que acontece na maioria dos condutores não-metálicos.
Em outros materiais, partículas carregadas fluem em ambas as direções ao mesmo tempo. Nas soluções químicas, a corrente pode ser derivada pelo movimento de íons, tanto positivos como negativos. Correntes elétricas no plasma são o fluxo de elétrons bem como o de íons negativos. No gelo e em certos eletrólitos sólidos, o fluxo de próton constitui a corrente elétrica. Para simplificar essa situação, a definição original da corrente convencional ainda permanece.
Também temos casos onde são elétrons (cargas negativas) que estão se movendo, mas é mais sensato falar em buracos positivos se deslocando. Isto acontece em semicondutores do tipo p.
Princípio da Incerteza...

Um dos pilares da Mecânica Quântica é o princípio da incerteza de Heisenberg. De acordo com este princípio, para prever a posição e velocidade futuras de uma partícula é necessário poder medir a posição e velocidade atuais. Para se observar a partícula é necessário fazer incidir sobre ela um raio de luz, por exemplo.
Se o comprimento de onda do raio (fóton) for longo, ou seja, menos energético, perturbará menos o movimento da partícula e será possível conhecer a sua velocidade com alguma precisão. Todavia, não conseguimos determinar a posição da partícula com maior rigor do que a distância entre cristas de onda sucessivas. Sendo o comprimento de onda longo, essa distância será maior e, portanto, maior será também a incerteza quanto à posição da partícula. O oposto ocorrerá se fizermos incidir um raio com um comprimento de onda mais curto: perturbará mais o movimento da partícula (tornando mais incerta a sua velocidade), mas permitirá localizá-la com maior precisão.
Heisenberg demonstrou que a incerteza quanto à posição multiplicada pela incerteza quanto à velocidade nunca pode ser inferior a uma certa quantidade - a chamada constante de Planck.

Comprimentos de onda e frequências (MoonRunner Design UK)




O princípio da incerteza tem implicações profundas na forma como vemos o mundo. É impossível prever acontecimentos futuros com precisão, dado não ser possível medir com precisão o estado do Universo. A Mecânica Quântica prevê vários resultados possíveis para uma observação, cada um com a sua probabilidade e, portanto, informa-nos acerca das probabilidades de cada um dos futuros estados possíveis do mundo.



Booom... o que levou esses seres a pensar nessas coisa eu não faço a mínima ideia.. maaaas... para tentar entender.. postarei logo aki abaixo.. frases de um dos grandes feliiizes que citamos neste post..

Assim.. analisando melhor o q eles pensam.. qm sabe não possamos compreendê - los melhor neeeah??

Albert Einstein

"O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar."


"Se a Teoria da Relatividade se mostrar correta, os alemães me chamarão de alemão, os suíços dirão que sou suíço e a França me rotulará de grande cientista; se estiver errada, os franceses dirão que sou suíço, os suíços me chamarão de alemão e os alemães me acusarão de judeu."


"Faça as coisas o mais simples que você puder, porém não se restrinja às mais simples."


"A palavra progresso não terá sentido enquanto houver crianças infelizes."


"A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raíz de toda ciência e toda arte."


"Esse é o caminho mais belo que uma teoria física pode assumir: quando ela abre caminho para uma teoria mais ampla, sem perder seu carácter individual."


"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens"


“A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É esta a emoção fundamental que está na raiz de toda a ciência e arte.”


“Penso 99 vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio: e eis que a verdade se me revela.”


“A mente avança até o ponto onde pode chegar; mas depois passa para uma dimensão superior, sem saber como lá chegou. Todas as grandes descobertas realizaram esse salto.”“A imaginação é mais importante que o conhecimento.”


“A religião do futuro será cósmica e transcederá um deus pessoal, evitando os dogmas e a Teologia.”


“A maioria de nós prefere olhar para fora e não para denro de si próprio.”


“A ciência sem a religião é paralítica - a religião sem a ciência é cega.”


“A menor distância entre dois pontos não é uma linha reta.”


“O tempo é relativo e não pode ser medido exatamente do mesmo modo e por toda parte.”

“O Universo tem forma cilíndrica, e não esférica.”


“É estranho que eu, que escrevi livros impopulares, tenha me transformado numa personagem tão popular.”


“Talvez algum dia a solidão venha a ser adequadamente reconhecida e apreciada como mestra da personalidade. Há muito que os orientais o sabem.”


“Na verdade, você nunca entende uma nova teoria. Você simplismente a utiliza"


“Você não pode provar uma definição. O que você pode fazer é mostrar que ela faz sentido.”


“Deus é a Lei e o legislador do Universo.”

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Direção e Sentido... Qual a diferença?

Booom... Achei o tema do post uma excelente pergunta.. assim.. sem antes dar uma pesquisada.. essas duas palavras.. direção e sentido.. chegam ateh a confundir minha cabeça.. (e acho q naum eh soh a minha.. mas sim.. a de mta gente).. e não eh mtu fácil de se explicar.. entaaaaum... com uma pesquisa.. chegaremos a seguinte conclusão!

Falar de direção e sentido em um movimento é muito importante, pois muitas
pessoas acreditam que se tratam da mesma coisa, o que na verdade não é. Para entender qual a diferença entre direção e sentido, observe a gravura que se segue:

Nessa gravura temos dois pares de seguimentos de reta. Em um dos pares, como se pode observar, as retas estão opostas uma em relação à outra. Ao observar essas retas podemos concluir que direção está ligada ao que diz respeito à posição horizontal, vertical, norte, sul, leste e oeste. Já o sentido é a orientação do móvel. Unindo direção e sentido podemos determinar a posição de qualquer corpo ou objeto que esteja descrevendo uma trajetória curvilínea. Voltando a gravura podemos dizer que as retas a e b tem a mesma direção e sentido, já as retas c e d tem a mesma direção, porém sentidos contrários. No estudo de física é muito importante fazer diferenciação entre dois tipos de grandezas: grandezas escalares e grandezas vetoriais. As grandezas escalares são aquelas que para serem representadas necessitam apenas de um número. Massa, energia, tempo e temperatura são exemplos desse tipo de grandeza. As grandezas vetoriais, ao contrário das grandezas escalares, necessitam de algo a mais para que possam ser representadas corretamente. Além da parte numérica, também chamada de módulo, ela necessita de uma direção e um sentido para sua perfeita determinação. Força, aceleração, impulso, quantidade de movimento entre outros são exemplos de grandezas vetoriais.

Logo...


Direção


Uma direção pode ser definida por duas retas paralelas . Quando nos referimos à horizontalidade ou verticalidade de um objeto, estamos nos referindo, exatamente, à sua direção. Fala-se, assim, da direção vertical e da direção horizontal.
~> A horizontal engloba uma infinidade de direções por corresponder a um plano!
~> A vertical sim define uma direção única!

Este conceito é frequentemente confundido com o conceito de sentido. Confusão esta que pode ser resolvida se pensarmos que uma direção pode ter dois sentidos opostos (por exemplo, na direção vertical podemos conceber dois sentidos: de baixo para cima e de cima para baixo).


Por sentido podemos definir:

Sentido

Na matemática e na física, sentido é uma propriedade associada a uma direção. Se considerarmos que uma direção pode ser representada por uma reta, cada direção pode ter dois sentidos, que indicam os dois percursos possíveis sobre esta direção. Por exemplo, se considerarmos a direção vertical, os dois sentidos possíveis são para cima e para baixo.


O sentido é um dos componentes de um vetor, que também deve ser definido pelo seu módulo e direção, na matemática. Na física, a especificação de um vetor necessita ainda de uma quarta especificação, a unidade de medida. Em geometria e cálculo vetorial, a direção e o sentido são representadas como setas, sendo que a direção é indicada pelo ângulo entre a seta e o plano de referência e o sentido é indicado pela extremidade da seta.


Trazendo "sentido" para a Física .....


O sentido da força magnética
A força magnética tem um sentido que é sempre perpendicular ao plano formado pela corrente elétrica e pelo campo magnético. Podemos descobrir sua direção e sentido usando a mão esquerda como podemos ver na figura a baixo:



Vejam que o dedo médio indica o sentido da corrente elétrica, o dedo indicador o campo magnético e o dedo polegar o sentido da força magnética. Desse modo, "armando" a mão desse jeito, de preferência sem deixarem que o vejam nesta situação para que não pairem suspeitas sobre você, pode-se descobrir o sentido da força magnética.


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Campos... de Física

Booom.. nd melhor procurar a tarde inteira sobre um tema para postar sabendo o nome do tema mas sem saber ao certo do que se trata.. portanto.. eh isso.. se tiver errado vc me explik e me perdoa neeeh Mário?? haahauahauahauahuahua.. vamos por etapas.. vamos ver se entendi..

Um campo é uma grandeza física associada ao espaço onde o valor mensurável da sua intensidade se designa intensidade do campo e define-se classicamente como a força por unidade de carga. Com esta definição o campo representa o módulo da força que atua sobre a unidade de carga em cada ponto do espaço. Isto pode visualizar-se, no caso dos campos vetoriais, por meio de linhas de campo (linhas de força), que, no caso das cargas elétricas ou magnéticas divergem, se são do mesmo sinal, ou convergem, se são de sinais diferentes. No princípio considerou-se os campos unicamente como um meio matemático auxiliar, enquanto grandezas como a massa e a carga das partículas se consideravam verdadeiramente físicas. Supunha-se que as forças entre as partículas mudavam imediatamente ao produzir-se uma variação da sua posição.


Um exemplo de campo que achei é.. campo elétrico... Dê uma olhada..

Os efeitos elétricos que ocorrem nas proximidades de cargas elétricas são associados à existência de um campo elétrico no local, este interage com a carga de prova.Um exemplo típico é a interação do cabelo de uma pessoa com a tela de uma televisão convencional, pois as cargas elétricas da televisão interagem com os cabelos deixando-os eriçados.É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova, se não existir interação com a carga significa que o campo não existe naquele local.

Campo elétrico é um vetor. Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento.Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação.Que fique claro que o sentido do campo elétrico depende exclusivamente do sinal da carga elétrica.

E por aí vaaaaai... boooom.. espero que seje isso.. existe muitos outros tipos de campo na Física... maaaas olha.. acho que tá bom né?? tah td bm explicadinho.. eu consegui entender.. (por isso espero que esteje certo.. senaaaum pra entender td de novo..) hauahauahauahauahauahaua

Bjus Mário... bjus pessoal.. bye!!.... Thaís...



Por Jéss....

Seguindo o tema que nos foi dado...Campos....(muito difícil...xD) pude conferir que existem algumas diferentes "formas " de campos.Como por exemplo os Campos Magnéticos; os Campos Elétricos; Campo Gravitacional.Vamos comentar sobre alguns desse campos:

CAMPO MAGNÉTICO

Um campo magnético é o campo produzido por um imã ou por cargas elétricas em movimento.Todo imã cria ao seu redor um campo magnético,região na qual a sua ação magnética se manifesta. Essa ação diminui à medida que a distância em relação ao imã aumenta.

O campo magnético da Terra

Para o campo magnético terrestre vamos imaginar que dentro da Terra existe um gigantesco imã, o pólo norte da Terra é o pólo sul magnético e o pólo sul é o norte magnético.A Terra,como um gigantesco imã,também têm o seu campo magético,com linhas de força que saem do pólo Norte e magético e se dirigem ao pólo Sul magético.

CAMPO ELÉTRICO
Um campo elétrico é o campo de força provocado por cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistema de cargas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas a uma força elétrica.
O campo elétrico é uma grandeza vetorial, portanto é representado por um vetor. O campo elétrico sempre "nasce" nas cargas positivas (vetor) e "morre" nas cargas negativas. Quando duas cargas positivas são colocadas próximas uma da outra, o campo elétrico é de afastamento, gerando uma região no meio das duas cargas isenta de campo elétrico. O mesmo ocorre para cargas negativas, com a diferença de o campo elétrico ser de aproximação. Já quando são colocadas próximas uma carga positiva e uma negativa, o campo "nasce" na primeira, e "morre" na segunda.

No cotidiano,um exemplo do "fenômemo" ocorre quando esfregamos uma caneta de plástico (material isolante) contra um pano ou o próprio cabelo. Em ambas as situações, o objeto fica electricamente carregado.
Bom esse é um pequeno resuminho sobre esse tema tão vasto e complexo ...